Como cuidar do seu carro?
- Por Empreendedor F15D
- Em Dicas
- 26 DEZ 2018
- 11H03

Comprar um carro é a realização de um sonho para muitas pessoas. Planejar cada detalhe, como a cor, o modelo, acessórios torna tudo isso um momento único. Mas comprar um carro não é suficiente.
Para garantir que o carro permaneça como novo por muito mais tempo é importante cuidar do automóvel da maneira correta. Por desconhecimento, muitos donos de carro acabam vendo seu bem depreciado, graças à manutenções negligenciadas.
Pensando nisso, elaboramos uma pequena lista com algumas dicas para os donos de primeira viagem manter seus automóveis como novos por muito mais tempo, ganhando inclusive um bom dinheiro caso desejem vende—los.
Faça revisões periódicas
Mesmo que se trate de um carro novo, é fundamental que o dono faça revisões periódicas em uma oficina de segurança. Nesses estabelecimentos serão checados, por exemplo, em que condições estão o motor, os freios, se há a necessidade de substituir alguma peça.
Esse cuidado é importante não apenas para garantir a valorização do carro em caso de revenda, mas, principalmente, para manter a segurança do motorista e dos demais passageiros. Carros com problemas de motor ou freios tem maior chance de se envolver em acidentes.
Confira sempre o óleo do motor
Durante as visitas ao posto de gasolina, ou com seu mecânico de confiança, revise constantemente a quantidade de óleo do motor. Caso esteja em nível muito baixo ou menor que o recomendado, reponha-o, utilizando sempre produtos de confiança, para evitar danos.
Cheque constantemente o nível de água
Circular com um carro cujo nível de água está muito baixo é um grande risco, já que seu carro pode “ferver” durante uma viagem longa ou até mesmo em um percurso simples. Por isso, confira constantemente o nível de água no motor e no sistema de arrefecimento. Se os níveis estiverem baixos, reponha a quantidade adequada.
Mantenha consigo um kit obrigatório para eventualidades
Antes de sair verifique se o carro tem os itens que compõe o kit obrigatório: estepe, macaco (para a troca do pneu), triângulo sinalizador e, principalmente, extintor de incêndio. A ausência de qualquer um desses itens pode render uma dor de cabeça ao motorista.