Focaccia com Sal e Alecrim

Focaccia com Sal e Alecrim

Há uns dias testei a receita de focaccia da @chefluizahoffmann e amei demais o resultado. A massa fica muito saborosa, cresce bem e você pode dar aquela turbinada com tomates, cebola, alho-poró, cogumelos…

Aqui fiz a tradicional com alecrim e flor de sal (usei desse tipo porque tem um potão aqui) mas você pode fazer com sal grosso. Receita básica, pra fazer sempre que bater vontade!

Ingredientes

  • 600 gramas farinha de trigo branca
  • 15 gramas fermento biológico seco
  • 40 gramas açúcar refinado
  • 20 gramas sal
  • 20 ml azeite
  • 400 ml água filtrada morna

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela grande, misture o açúcar com o fermento, azeite, água e metade da farinha. Mexa com uma espátula.
  2. Adicione o restante da farinha e o sal, misturando bem. Nessa etapa é pra mexer com as mãos, com movimentos de baixo pra cima.
  3. Ainda na tigela, você vai começar a sovar a massa. Puxe a massa do centro pra borda e devolva pro centro. Faça isso em sentido horário, por uns 5 minutos.
  4. Cubra com um pano e deixe descansar por, pelo menos 1h. A massa vai dobrar de tamanho ?? caso ela não cresca muito, deixe mais uns minutos – a fermentação depende muito da temperature ambiente.
  5. Transfira a massa para uma assadeira untada com azeite. Eu usei uma assadeira redonda de 25 cm de diâmetro. Deixe descansar mais 20 min.
  6. Umedeça os dedos e faça furos delicadamente na massa. Espalhe alecrim e sal grosso sobre a focaccia e regue mais um fio de azeite. Deixe descansar + 20 min.
  7. Enquanto isso, pré-aqueça o forno. Leve a focaccia para assar por 20 a 30 min, 180 graus, ou até dourar.

Fonte: https://gordelicias.biz/2019/10/31/focaccia-com-sal-e-alecrim/

Envie seu comentário